Información
Agenda de Galicia

A Comissão da Semana Santa de Braga anuncia o lançamento do Prémio Cónego Jorge Coutinho

Información
Localidades de Galicia 11 Marzo 2019 154 votos
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

O Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho terá a sua primeira edição no presente ano, com a abertura do concurso, que agora se anuncia.

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga tem como objetivo promover a realização das solenidades quaresmais, valorizando-as. Está, por outro lado, consciente de que a investigação académica ajuda à sua melhor compreensão e, por isso mesmo, a dignificar a sua realização.

 

A Comissão está também grata a todos os que a antecederam, ao longo dos séculos e no passado recente, e que tornaram possível a dimensão e a qualidade que as cerimónias da Quaresma e Semana Santa adquiriram em Braga. Por isso, atribuí o nome do Cónego Jorge Coutinho a este Prémio, quer pelo seu empenho nesta Comissão, quer pela sua dedicação à academia bracarense.

O “Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho” é um prémio bienal instituído pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, destinado a premiar o melhor trabalho de investigação sobre a Quaresma e Semana Santa bracarenses, nas diversas áreas do saber, como, por exemplo, Artes, Arquitetura, Economia, Estudos de Religião, Gestão, História, Teologia, entre outras.

O Prémio tem um valor pecuniário de 1.500 € (independentemente do número de trabalhos premiados), e será atribuído depois de avaliado por um júri, constituído pelas seguintes personalidades:

  • Avelino Marques Amorim, cónego e presidente o júri
  • Fernando Ribeiro da Silva, professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, cónego e diretor-adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa
  • Maria Marta Lobo de Araújo, professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
  • Rui Ferreira, mestre em Património e Turismo Cultural e doutorando em Estudos Culturais

Alguns dados referentes a esta edição:

  • Até 30 de novembro de 2019: receção dos trabalhos candidatos
  • Até 28 de fevereiro de 2020: validação e avaliação pelo júri
  • Semana Santa de 2020: entrega do prémio em cerimónia pública

O Regulamento do Prémio e demais informação relacionada com esta iniciativa estão disponíveis no sítio oficial neste link.

lineaazul 1600

Otros articulos relacionados.....

Celebrarase do 5 ao 29 de abril nos restaurantes, ao igual que...

Con previsión de vientos flojos a moderados que además se harán...

20.03.2019.- As bases que rexen o certame pódense consultar no...

El próximo sábado 27 de Abril de 2019 a las 15.00 horas arrancará...

lineaazul 1600